terça-feira, 17 de setembro de 2013

O fantasma do Theatro São João





Corre de boca em boca que há muitos anos, lá pelo século 19, quando ainda reinava a escravidão em Sobral e os negros sofriam perversas punições, uma história assombraria o povo sobralense.
Reza a lenda que, na antiga Fazenda São João, existia um escravo de nome Tião, que guardava pra si o desejo de cantar e dançar nas festas que aconteciam na casa grande do seu dono. Um dia, ele sorrateiramente entrou no casarão, respirou fundo e entrou ao centro do salão, como um artista, cantando e dançando a cultura alegre de seu povo. O dono, um senhor severo, não gostou do que viu e ordenou que levasse Tião para o castigo. Arrancaram a sua roupa e o açoitearam por toda madrugada. O rosto do negro artista ficou irreconhecível.
Com muita raiva, Tião planejou uma vingança. Sem ninguém perceber, pôs fogo no casarão, onde hoje está erguido este orgulho nacional, chamado Theatro São João. Tião estava tão possuído pelo ódio que nem conseguiu vencer as chamas e fugir da casa grande. Morreu consumido pelo fogo.
Dizem que até hoje sua alma não saiu daqui. Tião, hoje, é conhecido como o Fantasma do Theatro São João. Muita gente já o viu por entre as poltronas. Para evitar a sua aparição, é preciso iluminar a passagem e dizer em voz alta: “Vai Tião, corre pra luz que Deus te espera”.

Não sei se essa história assombrada é verdadeira, só sei que eu ouvi assim...


Texto colaborativo criado por
Dennys Carneiro
Wellington Mendes
Jocilano Marques
Naiane Ramos

Oficina de Escrita Criativa em Sobral, 17 de setembro de 2013
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário